Tratamento da água

A água da piscinas é permanente, ou seja, sendo bem cuidada jamais haverá necessidade de troca. Mesmo que por eventual descuido ela esteja bastante irregular. Deverá ser tratada e será totalmente recuperada. Poderá estar com o PH desajustado, com algas ou até mesmo com sujidade em excesso. Seguindo alguns pontos básicos deste texto vai ver que a água da sua piscina voltará a estar em condições de uso. Pode ainda consultar este artigo sobre como limpar a água da sua piscinas para informações complementares a este texto.
É de fundamental importância que o nível do PH da água esteja de acordo com a alcalinidade e acidez permitida para água de piscina. Um pH desnivelado leva a uma ineficiência dos produtos químicos. Quando a água da piscina tem valores de pH baixos, ou seja, está ácida, tende a provocar irritação dos olhos e das mucosas, corrosão e a deterioração do revestimento. Quando o inverso acontece e os valores do pH da água sobem, tornando-a alcalina, ela tende a provocar irritação dos olhos e das mucosas, água turva e com tendência a criar algas, corrosão e a precipitação dos depósitos calcários. O cloro residual e o controle de algas, tem de ser mantidos de acordo com a informação exposta nas instruções de utilização do cloro.
PH da Água
PH = Potencial Hidrogênio. A sua análise é de extrema importância, pois através desta, permite ter conhecimento sobre o estado da água, que pode variar entre ácida, neutra ou básica. Os valores variam entre 0 e 14 e é através desta taxa que determinamos o seu estado:
Ácida valores inferior a 7
Neutra valores iguais a 7
Básica valores superiores a 7
O pH ideal deverá encontrar-se entre 7.2 e 7.6
Caso o resultado da análise apresente um valor inferior a 7.2 deverá acrescentar pH+, Se os resultados demonstrarem valores superiores a 7.6, deverá acrescentar pH -.
Ação do Anti-algas
Devido a diversos factores, como a frequente precipitação de águas ricas em sais minerais, podem surgir na água microrganismos que sobrevivem na água e tornam a água esverdeada e consequentemente turva. Nestes casos é necessária a intervenção de um anti-algas, que eliminará estes microrganismos.
Preparação da piscina para o Inverno
Após o Verão, a utilização da piscina poderá tornar-se incomoda pelo facto da temperatura da água, ser demasiado baixa. Devido a este facto não é necessário, o escoamento total da água da piscina, uma vez que desta forma, pode colocar em risco a estabilidade da estrutura. A pressão da água equilibra o peso exercido pelas movimentações da terra, e desta forma as paredes da piscina não estão desprotegidas. Poderá efetuar-se um escoamento parcial da água, que facilmente será compensado através das águas da chuva, no entanto nesta altura deverá proceder-se à proteção da piscina durante o Inverno.
A não observância dessas instruções, poderá provocar manchas e uma rápida e acentuada descoloração no pavimento que envolve a sua piscina, além de danificar acessórios e equipamentos. Filtre a água de sua piscina diariamente por um mínimo de 04 a 08 horas, lave a areia do filtro após esse período e limpe o cesto do pré–filtro a cada 3 dias.
Fonte: www.facavocemesmo.net

Filtragem e drenagem

A maioria das piscinas também possui um par de portas de vácuo utilizadas somente na limpeza da piscina. Essas portas são conectadas a aspiradores de piscina, que funcionam mais ou menos como um aspirador de pó. A diferença é que sugam água em vez de pó. As portas a vácuo podem ter seu próprio sistema de bombeamento, mas na maioria das piscinas elas são controladas pela bomba principal. Depois de passar pelos vários drenos, a água flui para o estágio de filtragem.
Sistema de represa flutuante
No sistema de represa flutuante, a porta de entrada move-se para dentro e para fora para deixar um volume muito pequeno de água entrar a cada vez. Para remover o lixo de forma eficaz, o objectivo é apanhar apenas o nível da superfície. A água flui através da cesta do filtro, que pega o lixo maior, como folhas. Além da porta principal, o sistema de escumadeira possui uma linha de equalizador secundário que leva a um dreno abaixo do nível da superfície. Esta linha evita que a escumadeira mande ar para o sistema de bombeamento se o nível da água cair abaixo do nível da porta principal.
A água é bombeada através do sistema de filtragem e novamente para os retornos, que são as válvulas de entrada ao lado da piscina. Este sistema envolve muita sucção, mas se a piscina for construída correctamente, virtualmente não há risco da sucção prender alguém contra um dos drenos. A única maneira do sistema de bombeamento aplicar esse tipo de sucção é se houver apenas um dreno aberto. Numa piscina segura, existem sempre diversos drenos principais, bem como várias escumadeiras. Portanto, se alguém ou algo bloquear um dreno, o sistema de bombeamento puxará água de um dos outros drenos. Isso elimina a sucção no dreno bloqueado.
Sistema de drenagem, bomba e filtro da Piscina
Os drenos principais estão geralmente localizados no ponto mais baixo da piscina para que toda a sua superfície incline em direção a eles. A maior parte do lixo e dos restos que afundam saem da piscina através desses drenos. Para evitar que os cabelos e os membros das pessoas sejam atraídos pela bomba, os drenos são quase sempre cobertos com grades ou coberturas anti-vortex (uma cobertura que desvia o fluxo de água para evitar que um vórtice perigoso seja formado).
As escumadeiras drenam a água da mesma maneira que os drenos principais, mas sugam apenas do topo da piscina (geralmente 0,5 cm). Qualquer lixo que flutue, como folhas, óleo de bronzear, cabelo, etc, irá sair da piscina através desses drenos.
Fonte: www.facavocemesmo.net

Como operar o filtro da piscina

O equipamento de filtragem fornecido junto com sua piscina está dimensionado para o volume de m3 da mesma. Este equipamento está projetado para trabalhar com folga, de 08 a 12 horas diariamente, como poderá ser observado no Manual do Fabricante que o acompanha.
Vale dizer que, quanto mais filtrada a água de sua piscina, melhores condições de uso ela terá, consequentemente maior durabilidade terão os equipamentos que a compõe. A válvula seletora desse filtro é de 06 vias, a mais moderna disponível no mercado e deverá ser utilizado, conforme instruções do fabricante.
Posições das alavancas
Drenar - Aspirar toda a sujeira decantada no fundo
Lavar - Após uso do filtro, deixar nessa posição por 2 minutos para lavar a areia do filtro
Pré-filtrar - Após lavar o filtro, deixar nessa posição pos 2 minutos para lavar a válvula e atubulação
Filtrar - Aspirar poeira ou sujeira leve decantada no fundo
Recircular - Misturar de forma homogênia os produtos químicos colocados na água da piscina
Fonte: www.facavocemesmo.net